Opinião

E minha aparência? Importa?

Tem uma no meu blog que se chama moda. Bom eu acho que vocês não deveriam confiar nas minhas dicas de moda. Isso porque eu não sou uma pessoa ligada nesse assunto, sou puramente praticidade.

Costumo acordar sempre em cima da hora, deixar a roupa separada e vestir. Só me preocupo um pouco mais o dia que tenho reunião de trabalho.

Ainda acho que nosso trabalho ainda deveria ser avaliado por nossa qualidade técnica e não por nossa aparência. O mais cruel é que sempre quando chegamos em algum lugar nossa aparência é sempre revisada, quando vamos apresentar algo, sempre reparam em nossa maquiagem ou no nosso cabelo, como estamos vestidas, se fazemos as unhas ou usamos batom. Padrão: Nem ousada demais nem simples demais.

Por vezes vemos nos jornais a aparência de chefes (Mulheres) de estado serem questionadas nas primeiras páginas. Ninguém nunca comenta qual a marca Barack Obama usava, mas as de Michele apareciam sempre nas revistas.

Quando o atual presidente do Brasil tomou posse, todos os jornais comentaram sobre o look escolhido pela Primeira Dama, já os looks da Presidente também entravam na pauta, inclusive em comparação, não seria cruel comparar uma senhora de setenta anos com uma de trinta e cinco? Não deveria ser o perfil técnico a ser a avaliado?

Será que a nossa roupa é tão importante assim ou um mecanismo para controle social? Porque os trajes masculinos não são colocados em cheque? Não estou discutindo a importância de se vestir minimamente apresentável em seu local de trabalho, mas questões tão pessoais como fazer a unha, usar maquiagem, salto deveriam ser opções muito pessoais.

Somos mais que um padrão, somos profissionais respeitáveis que deveriam ser avaliadas além de sua aparência e sim do respeito ao indivíduo mulher, sem a taxação de gênero. Deveríamos ser avaliadas sobre as nossas entregas e não se estamos de salto hoje.

Fica uma reflexão para vocês. O mercado de trabalho é ou não machista e patriarcal? Você se arruma para ir trabalhar por gosto ou para atingir um padrão de gênero imposto? Seu trabalho é avaliado somente sobre suas entregas ou sua aparecia conta?

Reflitam.

 

Imagem: Conteúdo da internet

Pamela Sobrinho

Quem escreve?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *